Eleição para a presidência do Tribunal de Justiça do RS termina empatada e vencedor é definido por antiguidade

Eleição para a presidência do Tribunal de Justiça do RS termina empatada e vencedor é definido por antiguidade

Foto: Juliano Verardi (TJRS, Divulgação)

Os desembargadores eleitos para o biênio 2026-2027 (a partir da esq.): Ricardo Pippi Schimidt, Ana Paula Dalbosco, Eduardo Uhlein, Rosane Bordasch e Cláudio Luís Martinewski

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) elegeu na tarde desta segunda-feira (24) a nova administração para o biênio 2026/2027. Dois desembargadores terminaram empatados, com 80 votos cada um, e o eleito pelo critério antiguidade foi Eduardo Uhlein.   

Os demais integrantes da administração do Tribunal são os desembargadores Cláudio Luís Martinewski (1º vice), Rosane Wanner da Silva Bordasch (2ª vice), Ana Paula Dalbosco (3ª vice). O desembargador Ricardo Pippi Schmidt foi eleito corregedor-geral da Justiça.

O processo eleitoral ocorreu por votação virtual desenvolvida pelo próprio Tribunal de Justiça. No total, 161 desembargadores votaram. 

Tanto Uhlein quanto o desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira receberam 80 votos cada um. Houve um voto em branco. Conforme as regras do Tribunal de Justiça, Uhlein, que tem 38 anos de magistratura e está desde 2009 no TJ, foi aclamado o novo presidente. A posse da nova administração ocorrerá em 3 de fevereiro de 2026.

– Nossa prioridade será a união dos desembargadores e desembargadoras acerca de  iniciativas importantes, conversando com todos e todas, buscando a unificação do Tribunal. Temos projetos muito bons que estão em andamento e terão continuidade. Esperamos que, a partir de agora, com o resultado da eleição, possamos trazer todos a uma direção de união e construção coletiva – afirmou o presidente eleito.

Eduardo Uhlein irá substituir o desembargador Alberto Delgado Neto. 

Atual presidente do Tribunal de Justiça, Alberto Delegado (à dir.) parabenizou o presidente eleito, Eduardo Uhlein Foto: Eduardo Nichele (TJRS, Divulgação)

Quem são os novos integrantes da administração do TJRS

Eduardo Uhlein

Com mais de 38 anos de magistratura, o desembargador Eduardo Uhlein atuou em diversas comarcas e assumiu como membro do Tribunal de Justiça em agosto de 2009 e está há 14 anos na 4ª Câmara Cível do TJRS. Foi juiz-corregedor e juiz-assessor da Presidência. Presidiu a comissão que criou o Plano de Carreira dos servidores e foi três vezes eleito para o Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Na vida associativa, atuou na Diretoria de Assuntos Previdenciários da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris). Na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), atuou na Secretaria de Previdência  e presidiu, em 2015, a Comissão Nacional de Estudos para o Novo Estatuto da Magistratura.  Também foi professor universitário de Direito e palestrante na Escola Superior de Magistratura da Ajuris.

 

Cláudio Luís Martinewski

Desembargador com mais de 35 anos de magistratura. Atuou em comarcas do interior à Capital. Pós-graduado em Direito Tributário e Administração do Judiciário. Com forte atuação institucional, foi juiz-corregedor, presidente da Central de Conciliação dos Precatórios, diretor do Foro da Capital, entre outros. Foi presidente da Ajuris, no biênio 202/2023, e atualmente é  Vice-Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). 

 

Rosane Wanner da Silva Bordasch

Ingressou na magistratura em 1987, jurisdicionando as Comarcas de Sarandi, Canoas, Guaíba e Porto Alegre. Mestre em Administração Judiciária pela FGV Direito-Rio, possui especialização em Engenharia da Qualidade pela PUC-RS, Gestão em Serviços pela Unisinos e Gerenciamento de Processos pela FGV Direito-Rio. Foi a primeira secretária-executiva do Plano de Gestão pela Qualidade do Judiciário, época em o Tribunal de Justiça obteve medalha de bronze no Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade. Integrou o Corad e foi juíza-corregedora. Entre 2007 e 2017, esteve à frente de projetos de gestão de ações de massa para melhoria da resposta frente a demandas repetitivas. Está no TJ desde 2021, onde integrou a 3ª Câmara Criminal e, atualmente, pertence à 1ª Câmara Especial Criminal. Foi eleita para o Órgão Especial para o biênio em curso.

 

Ana Paula Dalbosco

Com uma trajetória que une solidez acadêmica, experiência prática e visão de gestão, Ana Paula Dalbosco ingressou na magistratura em 2014, pelo Quinto Constitucional, após 19 anos na advocacia cível. É formada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, MBA Internacional em Lisboa e especializações em Direito Empresarial e Ambiental. No TJRS, integrou o Órgão Especial no biênio 2016/2017 e a Comissão de Biblioteca e Jurisprudência.

 

Ricardo Pippi Schmidt

Com 40 anos de magistratura, Ricard Schmidt atuou em várias comarcas do Estado e é desembargador do TJRS desde 2017. Mestre em Poder Judiciário pela FGV-Rio, foi professor e ex-diretor da Escola da Magistratura da Ajuris. Juiz-corregedor nos períodos de 2004/2006 e 2014/2016, presidiu a Comissão de Inovação (Inovajus) e idealizou e implantou o Laboratório de Inovação (Labee9). Especialista em gestão, participou, nacionalmente, de Grupos de Trabalho nas áreas de processo civil, inovação e modernização do Judiciário. 




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Filas e Anterior

Filas e "operação tartaruga" marcam os serviços de saúde no primeiro dia de greve dos municipários

UFSM promove seminário internacional para fortalecer e valorizar patrimônio do Geoparque Quarta Colônia Próximo

UFSM promove seminário internacional para fortalecer e valorizar patrimônio do Geoparque Quarta Colônia

Geral